A qualidade do nosso sono diz muito sobre o estilo de vida que adotamos. Noites mal dormidas são, muitas vezes, reflexos de hábitos prejudiciais à saúde. Está se questionando como a iluminação entra nessa história? A luz, quando utilizada de forma e em tons incorretos, pode interferir negativamente no sono, induzindo a insônia e desregulando o relógio biológico do organismo.
Pensando nisso, listamos, aqui, sugestões sobre a iluminação, principalmente do quarto. Vamos dar dicas, também, sobre costumes que devem ser repensados em nosso dia a dia. Confira:
1. Ajuste a iluminação durante o dia
A forma como você lida com a luz em sua rotina faz total diferença quando falamos, inclusive, em disposição pela manhã. Experimente, ao acordar, abrir as janelas e aproveitar a luz do dia. Deixa-as abertas, se possível, para que o ambiente tenha esse contato frequente com a iluminação natural. Em seu local de trabalho, luzes frias vão auxiliar na produtividade. Mas cuidado com excessos.
2. Tenha mais de um ponto de luz no quarto
A instalação de abajures ou luminárias que deem ao cômodo um ponto de luz mais indireto e suave é uma excelente forma de controlar a quantidade de iluminação no ambiente. Com esses itens, é possível suavizar a luminosidade no meio da noite e escolher locais estratégicos em que pode ser necessária mais claridade. Além disso, as peças valorizam muito a decoração e criam um clima acolhedor.
3. Escolha lâmpadas quentes
Como citamos, uma iluminação fria estimula o rendimento. Por outro lado, a luz quente conduz nosso corpo ao relaxamento. Consequentemente, lâmpadas mais amareladas ou de cor neutra são indicadas para os quartos. O espaço, assim, fica mais aconchegante, sugerindo uma maior introspecção, que contribuirá, na hora de dormir, para que o organismo já esteja tranquilo e pronto para descansar.
4. Evite as telas antes de dormir
Por fim, uma tarefa desafiadora para muitas pessoas: desligar o celular, o tablet, o computador ou a TV pelo menos uma hora antes de dormir. Se puder, estenda para duas horas. Essas telas emitem uma luz branca azulada que atrapalha a produção de melatonina. Como resultado, a qualidade do sono é diretamente afetada. O ideal nesse momento é ler um livro ou relaxar com outra atividade.
Gostou das dicas? Estamos sempre buscando contribuir para o seu bem-estar. Continue acompanhando nosso blog! Aproveite para curtir nossa página no Facebook e seguir o perfil da Kristall no Instagram. Nas redes sociais, você fica por dentro de todas as novidades.